Jornalismo Literário

Leitura
Jornalismo literário

O livro “Jornalismo Literário: tradição e inovação” (Editora Insular), da professora Mônica Martinez, concebido por meio de pesquisas científicas realizadas sobre o tema ao longo de sete anos, sintetiza reflexões desenvolvidas pela autora nos últimos 25 anos. Uma das conclusões é a de – felizmente – se tratar de um campo em construção.
Aliás, sua grande riqueza parece ser a pluralidade de vozes. O primeiro bloco, denominado “História, conceitos e filosofia”, compreende um estudo sobre os fundamentos do Jornalismo Literário. O segundo bloco, batizado de “O gênero”, aborda a modalidade por meio de seus formatos, como histórias de vida, narrativas de viagem, narrativas biográficas e obituários.
O terceiro bloco, “A presença” nas mídias, discute a evidência de elementos do Jornalismo Literário em outros meios além do impresso, como radiofônico, televisivo, cinematográfico – no caso de documentários − e também nos ambientes digitais.
O quarto bloco, “Experimentações”, novas metodologias e possíveis inovações, debate a possibilidade de se implementar procedimentos na apuração e redação de textos em Jornalismo Literário, de haicais ao método da Biografia Humana. Ao final, O pequeno guia comentado dos livros de Jornalismo Literário pode servir como um mapa para quem está se iniciando nesse tema.

Monica Martinez, entre outras coisas, é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Sorocaba (UNISO) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA - A vitalidade de um escritor octogenário

ANTIGOS CARNAVAIS

O maratonista que venceu o alcoolismo e o cigarro