Pássaros de Maringá

Fotógrafo já registrou quase 200 espécies no Parque do Ingá e no quintal de casa, nos fundos da Acema, onde mantém recipiente com 
frutas e água para atrair os visitantes que aparecem todos os dias 

Texto Airton Donizete
Fotos Wellington Carvalho

Maringá poderia ser chamada “cidade dos pássaros”, como Arapongas. Afinal, o que não falta por aqui é pássaro. São muitos, entre cores e cantos que empoleiram nas árvores das ruas e parques da cidade. Parque do Ingá, Alfredo Nyffeller, Bosque II e das Grevíleas abrigam diversas espécies. Quem se dispuser a observá-las e fotografá-las poderá visualizar algumas raras e belas. É o que constatou o fotógrafo Wellington Cesar de Carvalho, 47.
Natural de Jandaia do Sul, Carvalho começou a se interessar por fotografia ainda criança. A inspiração veio do pai, que era fotógrafo. Em 1984, morando em Nova Aurora, no oeste do Paraná, trabalhava num foto do pai. Em 1992, mudou-se para Maringá e se profissionalizou. Hoje, atua na área esportiva e de eventos sociais. Mas sempre que pode se dedica ao seu hobby: fotografar pássaros.
Paixão que começou em 2008, quando viu um gavião fugindo de outros pássaros que o atacavam. “Aquilo me chamou atenção e comecei a pesquisar os hábitos das aves”, diz. “Descobri que era um assunto pertinente e resolvi me dedicar a ele”. Dedicação que exige paciência e persistência. Muitas vezes, é preciso ficar horas em um local à espera do melhor ângulo para registrar alguma ave.
Carvalho mora nos fundos da Associação Cultura e Esportiva de Maringá (Acema), na Avenida Kakogawa. Para atrair pássaros, colocou um recipiente com água e frutas no quintal. Várias espécies vão lá banhar e comer. Das cercas de 200 que fotografou em Maringá, 140 estão no site Wiki Aves, uma enciclopédia de aves do Brasil na internet. “É importante para conhecermos mais a fauna de nossa região, especialmente, Maringá”, diz ele. Na parte da manhã, se estiver de folga, fica à espreita no quintal de casa ou no Parque do Ingá para mais um clique.
Carvalho busca patrocínio e local para fazer uma exposição com suas fotos de pássaros de Maringá.
Sequência de fotos:
Tico-tico-rei (Lanio cucullatus)
Gavião Caracará (Caracara plancus)
Sanhaçu-papa-laranja (Pipraeidea bonarienses)
Pitiguari (Cyclarhis Gujanensis)
Saíra Viúva (Pipraeidea melanonota)
O fotógrafo Wellington observa pássaros em

busca do melhor ângulo para fotografá-los














Comentários

  1. Adoro pássaros e o meu marido mais ainda, conhece várias espécias. Por isso, parabenizo o Wellington por ter paciência de fazer esses registros lindos. E você, Donizete, pelo blog e por nos trazer sempre fatos curiosos de nossa cidade.
    Valdete São José

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA - A vitalidade de um escritor octogenário

ANTIGOS CARNAVAIS

O maratonista que venceu o alcoolismo e o cigarro