O PEQUENO NOTÁVEL

81 anos, baixinho, simpático e simples, assim é José Mujica, o Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, que passou como um furacão por Curitiba, onde fez uma palestra e falou de questões que afligem o Brasil e o mundo atual

Texto e fotos Airton Donizete

Ir a Curitiba assim, de chofre! Pensei. Mas era uma causa especial. Mujica estaria lá. Sim, José Mujica, o Pepe Mujica, aquele ex-presidente do Uruguai, que dispensou a moradia oficial e ia trabalhar de fusquinha. Seria minha chance de entrevistá-lo. No momento, não posso ir ao Uruguai, e ele está com 81 anos. Poderia não haver outra ocasião.
Então, falei com meu amigo Ênio Ferreira Lopes, que sempre está viajando para vender seus produtos. Na capital do Estado estão vários de seus clientes. Enquanto ele vende, eu vou ao evento de Mujica. De pronto, ele topou. Saímos de Maringá à tarde.
No outro dia, pela manhã, Mujica participaria do Seminário Democracia na América Latina. Na estrada, tudo tranquilo, tirando os trechos ainda não duplicados da BR-376, onde as filas de caminhões quebram o ritmo da viagem. Mas com paciência se vai ao longe. Na boca da noite, chegamos a Curitiba. Hotel e, no outro dia cedo, saímos.
Ênio foi atrás de suas vendas. Eu fiquei no Ginásio de Esportes do Circulo Militar. Ali seria a palestra de Mujica. Que foi concorrida. No primeiro dia de inscrição, sete mil se inscreveram. O evento que seria no salão da APP-Sindicato foi transferido para o Ginásio de Esportes do Circulo Militar. Em torno de mil lotaram o recinto. Eu me encontrei com amigo Orlando Lisboa Almeida, que também participou do evento.
Ginásio lotado. Imprensa, convidados e autoridades se acomodaram na frente do palco. A maioria estudantes. Que aguardavam ansiosos por Mujica. Por volta das 9 horas, ele chegou. Ao adentrar ao ginásio foi aplaudido de pé. Sentou-se ao lado da mulher, a senadora Lúcia Topolansky, 70. Vez ou outra alguém driblava os seguranças e ia abraçar Mujica. Ele sorria, dava autógrafo e posava para fotos, como se nada acontecesse.
Aberto o evento, (organizado pelo Laboratório de Culturas Digitais, projeto do Setor de Educação da UFPR), o convidaram para subir ao palco. Participaram da mesa, com Mujica, a integrante da Rede de Mulheres Negras do Paraná e Secretária de Direitos Humanos da ABGLT, Heliana Hemeterio dos Santos; o doutor em História pela FFLCH-USP, Gilberto Maringoni; a mestre em Educação pela UFPR e professora da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Lívia Morales e a pesquisadora na área de políticas educacionais e movimentos sociais da UFPR, Andrea Caldas.
Todos falaram. Mas a atenção se voltava para Mujica. Tanto que Maringoni brincou.
- Vou ser breve porque me sinto como aquela banda de rock que vai fazer o show antes dos The Rolling Stones. Todo mundo quer ver o show principal e não os coadjuvantes. Aqui todos querem ver o Mujica.
Maringoni bateu pesado na política de Estado mínimo proposta pelo governo interino de Michel Temer.
- É o livre mercado e ele só tem uma alternativa: o ajuste fiscal e reduzir direitos sociais. Não tem saída porque estamos sem dinheiro, disse ele, reproduzindo o discurso majoritário do atual Governo Federal.
Hemeterio questionou a efetividade da construção democrática em um país no qual, a cada 23 minutos, um jovem negro é morto.
- A democracia latino-americana não inclui o povo negro. Não podemos falar de democracia a partir do nosso umbigo, sem incluir as mulheres negras, as mulheres lésbicas, as mulheres pobres.
Livia Morales destacou a necessidade dos valores e respeito às diversidades.
- A política é o lugar da diferença. Quem gosta de tudo igual ao mesmo tempo é fascista. Precisamos aprender a lidar com as diferenças, conversar com as pessoas.
Entrecortado por gritos de “fora Temer” e fora “Beto Richa”, Mujica falou por 40 minutos. Agradeceu ao convite e disse que é sempre um prazer falar aos brasileiros. Segundo ele, a democracia está em risco no mundo por causa de duas questões centrais: a concentração da riqueza nas mãos de poucos e a crescente desigualdade na terra.
- Nunca o homem teve tantos recursos e meios científicos e técnicos para erradicar a fome e a miséria dos povos.
Para ele, o grande problema não é ecológico, mas político.
- Temos 80 senhores que possuem o mesmo que outros três bilhões de habitantes.
O ex-presidente afirmou que, antes de tudo, é preciso mudar a cultura.
- Sem mudar a cultura não muda nada.
 Mujica entende cultura como uma mentalidade de vida. Deixar o consumismo de lado, promovendo principalmente a vida e a felicidade humana como centro da sociedade. Para o ex-presidente, o crescimento econômico só se justifica se ocorrer para o desenvolvimento da felicidade humana.
- Fomos transformados em uma máquina de consumismo. A acumulação capitalista necessita que compremos, compremos e gastemos e gastemos. Vendem mentiras até que te tiram o último dinheiro. Essa é a nossa cultura e a única saída é a contracultura.
Ele destacou que é preciso pensar outro modelo de democracia.
- A democracia do futuro não pode ser a democracia de gente sob medida, de campanhas e propaganda para satisfação do mercado. Aquela vende um candidato político como se fosse pasta de dente. Se a política é isso estamos fritos.
Fim do discurso. Aplaudido e ovacionado de pé. Ao sair do palco uma multidão tenta se aproximar dele. Os educados seguranças não conseguem conter tanta gente. Um autógrafo, uma foto. Mujica faz o possível para atender a todos, mas é impossível. Muita gente. Na rua próxima do ginásio, motoristas param para saudá-lo.
Quem participou da palestra, saiu satisfeito.
- Foi um evento importante. O discurso de Pepe mistura filosofia e questões práticas do dia a dia, o que faz dele um personagem singular. Gostei muito da palestra. Está de parabéns a organização, Ricardo Michael Pinheiro Silveira, 25, professor, Curitiba.
- O presidente interino do Brasil poderia ouvir esse tipo de discurso. É do que precisamos. Pepe fala aquilo que o mundo precisa ouvir. Gostei muito da palestra dele. Valeu a pena ter deixado outros compromissos e estar aqui, Haline Ubeda, 31, professora, Curitiba.
- Pepe é um símbolo da esquerda. Tudo o que ele falou aqui vem ao encontro do que vivemos hoje no Brasil. Estamos vivendo uma crise política. É importante esse debate. Quem veio, certamente, saiu daqui mais fortalecido para enfrentar esse embate em que vivemos, Karen Correa Alves, 21, estudante, Curitiba.
 (Colaboração: Instituto Humanitas Unisinos)

Quem é Mujica

O senador José Alberto Mujica Cordano é descendente de bascos, cuja origem é a cidade de Múgica, que chegaram ao Uruguai em 1840. Filho de Demétrio Mujica Terra e Lucy Cordano, nasceu em 20 de maio de 1935, no bairro Paso de la Arena, em Montevidéu.
A família de sua mãe era composta por imigrantes italianos. Seu sobrenome Cordano, de seu avô Antônio, é originário da província de Gênova, a mesma região de onde veio a família Giorello, de sua avó Paula.
Seu pai era um pequeno agricultor que foi à falência pouco antes de sua morte, em 1940, quando Mujica tinha seis anos. Mujica recebeu educação primária e secundária na escola pública do bairro onde nasceu.
É ateu e casado desde os anos 1970 com a também ex-militante Lucía Topolansky. Presidente do Uruguai, Mujica recebia 230 mil pesos (cerca de R$ 22.122) mensais, doando quase 70% para o seu partido, a Frente Ampla, e também a um fundo para construção de moradias.
Mora em uma chácara em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu, onde cultiva flores e hortaliças. Para ele, o restante que sobrava do seu salário (30 mil pesos mensais, cerca de R$ 2.800) era suficiente para sua sobrevivência.
O ex-presidente teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985). Na guerrilha, coparticipou de assaltos, sequestros e do episódio conhecido como Tomada de Pando.  Ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu.
 Mujica passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985. Presidente do Uruguai (2010/2015), ele foi também deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca. (Fonte: Wikipédia)
FOTOS (sequência)
Mujica falou por cerca de 40 minutos e, ao final, foi aplaudido de pé
O assédio a Mujica foi constante em Curitiba
O público lutou o Ginásio do Circulo Militar para ouvi-lo










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA - A vitalidade de um escritor octogenário

ANTIGOS CARNAVAIS

O maratonista que venceu o alcoolismo e o cigarro