"Acabou o café, acabou o dinheiro"

 

A saga do baiano Prudenciano, que deixou a terra natal e veio para o norte do Paraná atrás do cobiçado ouro verde, como eram chamados os cafezais de outrora

Texto e fotos Donizete Oliveira

O município baiano de Riacho de Santana, a 715 quilômetros de Salvador, guarda um passado de desigualdades sociais e escassez de trabalho. A vida difícil obrigou muitos a buscar oportunidades longe dali.  Uma rota preferida era o norte e o noroeste do Paraná. Nas décadas de 50 e 60, um oásis de fartura. Impulsionado pelo café, o cobiçado ouro verde.

Um dos que migraram em busca da terra prometida é um baiano que fala pouco, mas no rosto traz as marcas do tempo. Sentado num banquinho de madeira na mercearia Santo Antônio, antiga venda de secos e molhados, no distrito de Rio Bom, Santo Antônio do Palmital, ele se recorda do auge do café na região.

O ano era 1962. Gentes chegavam e se instalavam atraídas pelos pés carregados de grãos. “Moço do céu era um formigueiro”, diz Silvano Prudenciano do Carmo, 78, meio desconfiado por que estou lhe fazendo perguntas. “Pra que você quer saber essas coisas”, indaga.

Uma entrevista. Para o senhor falar do passado da região, explico. Silêncio. A gente proseia, proponho. Prudenciano faz cara de que não entende, mas aceita. Diz que viera da Bahia mais um colega apanhar café. “A gente se deu bem porque tinha muito serviço”, conta. Diversões também. Jogos de futebol, festas, bailes e até cinema. “Um pessoal da cidade vinha passar filme aqui, num salão, que ficava apinhado de gente”.

A dez quilômetros de Rio Bom e a 40 quilômetros de Apucarana, Santo Antônio do Palmital, no Vale do Ivaí, tem em torno de 300 moradores. A maioria trabalha na roça. Com a queda do café, as pessoas foram se mudando. Alguns dos que permaneceram é porque conseguiram comprar um pedaço de terra. É o caso de Prudenciano. “Guardei um dinheirinho do tempo de vacas gordas e comprei uma chácara, onde moro com minha família”, declara, se referindo aos bons tempos do café.  Casado com Maria do Carmo, ele tem dois filhos e dois netos.

 Agnaldo Alves, 36, nasceu no distrito e concorda com o pioneiro. “No tempo da bonança do café corria dinheiro”, afirma. Laércio Maia, 54, que trabalha na roça e ganha R$ 80 por dia, diz ouvir os mais velhos enaltecerem o passado. “Era uma época muito movimentada em que ninguém ficava sem trabalho”. De cabeça baixa, Prudenciano emenda com um sorriso contido: “acabou o café, acabou o dinheiro, acabou o que era doce”. 

Prudenciano se recorda da época dos cafezais

Tranquilidade é o que não falta em Santo Antônio

A antiga venda de secos e molhados resiste


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA - A vitalidade de um escritor octogenário

ANTIGOS CARNAVAIS

O maratonista que venceu o alcoolismo e o cigarro