DENTISTA, FOTÓGRAFO, PILOTO...

 

Não faltam atividades para o pioneiro Laércio Nickel, que nasceu em Poços de Caldas (MG) e chegou a Maringá em 1951, ajudando a consolidar a profissão de dentista na cidade, onde vive até hoje no seu apartamento cercado de objetos antigos e ainda exercendo um dos seus hobbies: a fotografia

Texto Donizete Oliveira

Fotos Arquivo pessoal e DO

 

Uma visita ao apartamento do dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes, no centro de Maringá, é uma volta ao passado. Aparelhos de som, máquinas de escrever, câmeras fotográficas (mais de duzentas), entre outras relíquias, que só podem ser vistas por lá. Ele vai à frente descrevendo cada objeto e se o visitante imaginar que já viu tudo, Laércio Nickel mostra outro, olha nos olhos no interlocutor e dispara: “baba”. É de babar mesmo ao descobrir detalhes de cada antiguidade.

Nascido em 14 de abril de 1928, em Poços de Caldas (MG), ele chegou a Maringá em 1951, com o amigo de infância e de profissão Newman da Silva Gomes. Laércio Nickel se formara em Alfenas, no sul de Minas Gerais. Em Maringá, ele exerceu a odontologia por mais de 50 anos e se casou com Lúcia Moreira, filha de Napoleão Moreira da Silva, tradicional político local, cujo nome batizou uma das principais praças da cidade. O casal tem os filhos: Vânia, Ênio, Sônia, Vera e Luciano, quatro netos e dois bisnetos.

Fotógrafo, apesar da idade, não tem dificuldade para explicar aberturas da lente e velocidades do obturador conforme as condições de luz. Aliás, não faltam coisas que ele faz, e bem feitas. Artesão (produz peças com miúdas pedras coladas), escritor, rádio amadorista (quando havia poucos telefones em Maringá, ajudava na comunicação), piloto de avião e colecionador de antiguidades. “Sempre fui muito dedicado àquilo que gosto de fazer”, diz. “Tenho paixão em viver e conviver com as pessoas”.

Um livro seria pouco para contar as aventuras de Laércio Nickel. Só as de piloto preencheriam algumas páginas. Por exemplo, aquela em que desligou o motor para dar um rasante. O motor não religava, e ele tentou, tentou, até fazê-lo funcionar no limite para completar a manobra. Por pouco, hein! Mas aquilo não foi nada para quem se tornou um playboy de avião, como ele mesmo diz.

Com tantos afazeres, Laércio Nickel sempre arrumou tempo para participar de clubes de serviços comunitários. Em 14 de maio de 1953 foi fundada a Associação Maringaense de Odontologia (AMO), numa reunião no antigo Aeroclube de Maringá. O dentista pioneiro participou do ato, se tornando um dos fundadores da entidade, cujo primeiro presidente foi seu amigo Newman da Silva Gomes. “Tempos difíceis, mas também de muita união e colaboração de todos, sempre pensando na melhoria das condições de trabalho dos profissionais dentistas em Maringá”, afirma.

Sua atuação social em Maringá é ampla e diversa. Entre outros feitos, fundador do Lions Clube de Maringá, na década de 50, um dos primeiros do Brasil. Ele é o único fundador vivo e o Leão (membro do clube) mais antigo do Paraná; homenageado diversas vezes pela entidade. Do Maringá Clube, fundado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), é pioneiro fundador.

Filho de Luiz do Prado Ferreira Lopes e Maria Luiza Nickel Ferreira Lopes. O pai foi coletor Federal em Alfenas e seu avô Gaspar José Ferreira Lopes prefeito daquela cidade por três mandatos e senador mineiro na primeira República. Na época, os Estados tinham câmaras legislativas, e ele exerceu o mandato em Minas Gerais.

Em 14 de abril de 2018, Laércio Nickel celebrou seus 90 anos. Para comemorar, seus parentes se reuniram em Maringá. Nada mais justo, pois é um pedaço da história mineira que se juntou ao noroeste do Paraná, onde continua fazendo história. Alvo de muitos cumprimentos, ele ouviu repetidas vezes: que esta data se prolongue por muitos anos!

Laércio no apartamento dele, que se tornou quase um museu

Com a mulher, Lúcia Moreira, cujo pai dá nome à praça em Maringá

Vitrola, que funciona por corda, no apartamento dele

Filhos e demais parentes na comemoração dos 90 anos de Laércio


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA - A vitalidade de um escritor octogenário

ANTIGOS CARNAVAIS

O maratonista que venceu o alcoolismo e o cigarro